Aninha

Aninha

 

 Aninha logo 01

1996 – Trabalho com jovens envolvidos com Gangues, Drogas e Violência Doméstica em São Sebastião, cidade satélite de Brasília.

De 1996 a 2000 – Trabalho com jovens envolvidos com o crime na FEBEM (atualmente CAJE).

1999 – Começou a receber cartas de detentos, respondendo-as, dando esperança àqueles que se sensibilizavam com a sua voz, na Missa que era transmitida para o Complexo Penitenciário da Papuda.

2000 – Entra para o grupo de rap Atitude Feminina, tornando-se a líder do grupo por sua postura nos palcos, com discursos para as mulheres visando auto-estima e auto-valorização. A violência doméstica se tornou o tema principal do grupo.

2000 – Começou a receber cartas de detentas falando de suas experiências dentro e fora do Presídio Feminino, devido à música do grupo Atitude Feminina “De que vale o Crime”.

De 2000 a 2003 – Trabalhos sociais com mulheres afro-descendentes sobre Violência Doméstica e Sexualidade, em parceria com a ONG 100 Dimensões de Riacho Fundo, cidade satélite de Brasília.

De 2000 a 2004 – Palestras em várias escolas públicas do DF – tais como Escola São Paulo, Centrão e São José, em São Sebastião, e em escolas de Sobradinho, Planaltina, CAIC do Paranoá, Samambaia e Águas Lindas.

De 2000 a 2010 – Shows com o grupo Atitude Feminina nas principais Capitais do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza e cidades do interior como Unaí MG, Barreiras BH e Piracicaba SP, alem de outras, acendendo a discussão sobre a violência doméstica através da música “Rosas”.

2005 – Uma das Coordenadoras da 5ª. edição do “Abril Pro Rap”, conceituado festival de Hip Hop de Brasília.

2005 – Representou o DF junto com a rapper Vera Veronika no Seminário “Minas da Rima – As Mulheres do Hip Hop Unidas pela Eliminação da Violência contra a Mulher”.

2005 – Lança a música “Rosas” com o seu grupo Atitude Feminina – música que se tornaria um Hino contra a violência doméstica.

2005 – Ganha com o grupo Atitude Feminina e com a música “Rosas” o Prêmio Hutúz (mais importante prêmio do Hip Hop nacional) de “Melhor Demo Feminino”.

2006 – Lançamento do vídeo-clip “Rosas” que se torna instrumento de palestras para várias ONGS do Brasil inteiro. Na Internet, o vídeo-clip já conta com mais de 1.300.000 (Um milhão) acessos no You Tube.

2006 – Contratada pela Prefeitura de Boa Vista (RO), por intermédio da Prefeita Tereza Jucá, para realizar um trabalho no Projeto Crescer, utilizando a linguagem do Hip Hop na recuperação de jovens envolvidas com prostituição, gangues e drogas.

2006 – Coordenou ao lado do DJ Raffa Santoro o 1º. Festival Hip Hop do Cerrado na Torre de TV de Brasília, dando oportunidade a seus alunos de Boa Vista (Roraima) de se apresentarem para mais de 10.000 mil pessoas, e fazerem intercâmbio com outros jovens bem sucedidos no Hip Hop nacional.

2006 – “Representou o DF no Congresso ‘Mulheres Guerreiras” na periferia de São Paulo (Cidade Tiradentes), dando palestra sobre o papel da mulher no Hip Hop.

2006 – Convidada a dar duas palestras no “Projeto Hip Hop Doc” em Belo Horizonte, sobre seu trabalho como coordenadora do Festival de Hip Hop do Cerrado e do grupo Atitude Feminina.

2006 – Ganha com o grupo Atitude Feminina e com o CD “Rosas” mais uma vez o Prêmio Hutúz, desta vez como “Grupo Revelação”.

2006 – Participa, junto com o seu grupo Atitude Feminina, do documentário “Em Comum” do Canal Futura, em parceria com o Grupo Cultural AfroReggae, falando do seu trabalho na comunidade, no grupo e tambêm do seu trabalho através das cartas que recebe de detentos da Papuda.

2007 – Convidada, junto com seu grupo Atitude Feminina, para participar, no Dia Internacional da Mulher, do progama “Câmara Ligada” da TV Câmara, cujo tema principal foi a violência doméstica, com a participação, também, de psicóloga, delegada da delegacia de Mulheres e da Deputada Federal Manuela D’ávila.

2007 – Show com o grupo Atitude Feminina no Abrigo das Mulheres no Dia Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher.

2007 – Idealizadora e Coordenadora do 1º. Seminário de Hip Hop do DF e Entorno, realizado no Auditório 2 Candangos da Universidade de Brasília, com intuito de discutir a utilização, em Políticas Públicas, do Hip Hop como objeto de transformação social.

2007 – Show palestra no CEAN com o grupo Atitude Feminina.

2007 – Show palestra no CESAMI com o grupo Atitude Feminina.

2007 – Coordenação do 2º Festival de Hip Hop do Cerrado, realizado na Esplanada dos Ministérios para mais de 12.000 mil pessoas, que teve papel decisivo na vinda do grupo Afroreggae para dar, durante 3 dias, 5 oficinas no CAJE, além de se apresentar com o grupo Atitude Feminina no evento.

2007 – Participação no Fórum de Mulheres (Salvador, BA)

2007 – Palestra e show com o grupo Atitude Feminina em Fortaleza

2008 – Coordenadora de Centro do Projeto Trilhas da Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com Associação Cultural Claudio Santoro que consiste em trabalhar com 100 Jovens escolhidos da comunidade de São Sebastião durante cinco mêses, preparando-os para o seu primeiro emprego.

2008 – Show no Rio de Janeiro com o grupo Atitude Feminina, Afro Samba do Grupo Cultural Afroreggae e Orquestra sobe a regência do Maestro Silvio Barbato no Teatro Carlos Gomes pelo evento Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte.

2008 – Show com o grupo Atitude Feminina na inauguração do Shopping Popular ao lado da Rodoferroviaria de Brasília.

2009 – Lançamento da Coletânea “Mulheres Guerreiras” projeto patrocinado pelo FAC que reúne mulheres rimando de varias cidades brasileiras.

2009 – Coordenação artística do 3º Festival de Hip Hop do Cerrado realizado na Torre de TV para mais de 22.000 mil pessoas.

2009 – Show com o grupo Atitude Feminina na Esplanada dos Ministérios pela Secretaria de Cultura do DF no Dia Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher.

2009 – Show com o grupo Atitude Feminina no evento “Workshop das Profissões” pelo GDF no SESC Ceilândia.

2009 – Representa o DF no Fórum Hip Hop Mulher em São Paulo. Encontro nacional de mulheres ativistas do Hip Hop.

2009 – Se apresenta junto com grupo Atitude Feminina no evento Hip Hop Mulher no SESC Piracicaba em São Paulo.

2009 – Ganha com o Grupo Atitude Feminina o prêmio Hutúz 10 anos como Revelação da Década.

2010 – Coordenação artística do 4º Festival de Hip Hop do Cerrado realizado na Torre de TV para mais de 15.000 mil pessoas.

2010 – Lança junto com seu grupo Atitude Feminina o documentário, curta-metragem e videoclipe “Enterro do Neguinho” gravado em formato Full HD em parceria com a Policia Militar do DF.

2010 – Representa o DF no Fórum Hip Hop Mulher em São Paulo na cidade de Carapicuíba. Encontro nacional de mulheres ativistas do Hip Hop, onde também se apresenta com seu grupo Atitude Feminina.

2011 – Grava com o Atitude Feminina seu primeiro DVD com lançamento previsto para o final do ano de 2013

2012 – E convidada junto com seu grupo Atitude Feminina para fazer um show em Mindelo na Ilha de São Vicente Cabo Verde África. O grupo Atitude Feminina se torna o primeiro grupo feminino de rap a ter uma carreira internacional.

2013 – Prepara o lançamento do 2 CD do grupo Atitude Feminina intitulado “Desistir Jamais”.