Crônica Mendes é mais uma atração confirmada no V Festival de Hip Hop do Cerrado

site

Crônica Mendes é compositor e um dos criadores do grupo A Família. Reconhecido nacionalmente por seu trabalho e pelos clássicos Brinquedo Assassino, Castelo de Madeira, Faça por Amor e outras músicas que fazem parte do repertório. Além dos palcos , o rapper se faz presente em diversas atividades em escolas dentro das unidades da Fundação Casa e saraus.

Em 2013, iniciou sua carreira solo com seu disco produzido pelo renomado produtor Dj Raffa (DF) e que agrega participações dos rappers Rashid, Edi Rock, Dona Kelly (Ao Cubo), do poeta Sérgio Vaz  e do Fernando Anitelli do Teatro Mágico. O álbum foi lançado em outubro pela Galuz Records (seu selo independente) e Bagua Records.

Crônica já participou de shows com Racionais MCs e gravou músicas com Edi Rock – compõe o time de convidados do álbum solo do cantor lançado em junho de 2013 –, Ndee Naldinho, Atitude Feminina (DF), Manifesto (SC) e outros grupos do Brasil. Mas suas parcerias musicais transcendem o cenário no rap nacional. Fez participações com o Teatro Mágico, gravou para o disco do cantor pernambucano Silvério Pessoa, da cantora Lady Emz de Barcelona, do grupo Poesia Samba Soul e teve uma versão da música Homem de Gelo, autorizada pelo cantor Wilson Simoninha.

Na Virada Cultural de 2013, a única apresentação musical a ser transmitida em Libras foi a do rapper, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Ganhador dos prêmios Hutúz de 2005, com o grupo A Família, como melhor música, dos prêmios Cooperifa por quatro anos, e, em 2012, foi contemplado pela primeira premiação aos artistas do interior de São Paulo via Ministério da Cultura com o Prêmio Dina Di de Hip Hop, organizado pela Prefeitura de Hortolândia.
Hoje, aos 32 anos, Crônica multiplica seu tempo entre os palcos, suas composições e participações com diversos artistas e a literatura. Escreve poesias, contos e pensamentos sobre a música, as pessoas e o mundo, que são publicados em seu blog particular, dentre outros sites.