Voz sem Medo é mais uma das atrações do Festival

O grupo de rap Voz Sem Medo surge no final de 1996, na cidade de Brazlândia, periferia do Distrito Federal. Seus integrantes são: Dj Marola, Djara e Chamas,  no palco são acompanhados por um integrante honorário: Duck’D.   Os ensaios começaram  e janeiro de 97. Embora fosse considerado do grupo desde o início,  Dj Marola só ingressou no grupo após retorna de São Paulo, onde  morou por alguns anos.

Chamas e Djara são os responsáveis pela composição das letras e pelos vocais. No mesmo ano começaram  as apresentações em cidades do DF e Entorno de Brasília. Ao participar do Concurso de Rap no CIT- Clube Industrial de Taguatinga, já demolido- surpreenderam com a música Vai Boy! Entre os 18 grupos em disputa, ficaram em terceiro lugar, para a tristeza de parte dos presentes ao evento por entender que mereciam o 1º lugar. No entanto, a apresentação do grupo agradou tanto que acabou rendendo o convite do rapper GOG, para que participassem da coletânea “GOG Convida”. Lançada em todo o Brasil, em 1998. Essa coletânea foi o início de uma carreira difícil, independente e sólida. As duas músicas selecionadas pelo grupo para a coletânea: Vai Boy e Gangsta é a Morte conquistaram o público que ficou na expectativa da chegada do cd da banda.

Com o passar do tempo o cd não saiu e, muitos fãs ficaram impacientes. Por vários fatores, o tão esperado trabalho solo só veio no final de 2004. Antes, no ano 2000, o grupo havia lançado de forma independente um CD SINGLE com três faixas, (talvez o primeiro grupo iniciante a fazer isso!) pelo selo DusKraS (criado pelo próprio grupo): “O Final é Sempre o Mesmo”. As músicas alcançam o objetivo esperado: agradar ao público – com destaque para a letra “De herói a Bandido” que é considerada um dos Hino do Rap Nacional, tendo mais de 3 milhões de acessos, sem nenhum tipo de propagada ou promoção de mídia.  Cabe ressaltar o lançamento feito pelo grupo de um disco de VINIL, homônimo a este CD. Talvez um dos poucos e últimos grupos fazerem isso no Brasil.

Esse trabalho mostrou a todos o potencial do grupo, incentivando a gravação do primeiro cd “cheio”, em 2004. Aumentado, por outro lado, a cobrança e a responsabilidade de trazer aos amantes do Rap Nacional, um trabalho original e de qualidade, com letras sempre bem pensadas e de compromisso. Nesse período, o grupo se apresenta em dezenas de shows no DF e nas cidades do Entorno; além de participar apresentações beneficentes, palestras e debates em escolas públicas e particulares. Por onde passa o grupo Voz Sem Medo conquista fãs com suas letras bem trabalhadas e por suas excelentes apresentações. O grupo participa como convidado de vários outros CDs de grupos e de coletâneas, como: “Consciência Black No 05”, “DJ Raffa 20 Anos”, “Ameaça Urbana”, “Liberdade Condicional”, “Falso Sistema”, CPI da Favela, 3-1Só, Ideologia & Tal, entre outros. No ano de 2005, já com o cd SE VOCÊ QUER SABER (2004) nas ruas, lança seus dois primeiros vídeos clipes: “De Herói a Bandido” e “Ovelha Negra”. É indicado em três categorias, grupo Revelação, Melhor Música e Melhor DJ de Grupo, pelo PRÊMIO HUTÚS (evento âmbito nacional que premia os destaques do gênero no Brasil). O cd foi produzido por DJ Raffa e pelo produtor Gibe e tem participações de peso como as dos rappers “X” ex-Câmbio Negro e Japão – Viela 17. A abertura é do renomado GOG. Esse trabalho é referência em todo o Brasil de um projeto independente de sucesso! O grupo ganha mais uma vez admiradores dentro e fora do Distrito Federal, abrindo e fechando shows dos grupos mais conhecidos do cenário nacional como Racionais Mc’s, GOG, Facção Central, Cirurgia Moral, Provérbio X, APC 16, Realidade Cruel, Consciência Humana, Visão de Rua, MV Bill, Consciência X Atual entre vários outros.

Em 2012, chega ao mercado nacional o CD “PROIBIDO PARA MENTES MENORES”, abrilhantado com as participações de Realidade Cruel, Atitude Feminina, Provérbio  “X”,  entre outros.  Com uma capa instigante e letras originais, bem pensadas, e de compromisso com a mudança sociocultural e política, este novo trabalho reforça a áurea positiva que gira em torno do grupo, como um dos melhores e mais promissores do país. Destaque para as letras “Um Deus e Dois Ladrões”, “Aborto”, “Branca Como a Neve”, “Todo Erro tem seu Preço” e “Agosto” que deu origem ao novo vídeo clipe, bastante elogiado, por todos!

Com apresentações em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Bahia entre outros estados do país, o Voz Sem Medo, se consolida definitivamente no cenário do rap nacional.